Marcadores

28 de jun. de 2011

PROJETO: A ARTE NA BIOLOGIA - CONHECENDO A CÉLULA.


        
 A Pedagogia de Projetos na disciplina de Biologia e Artes favorece a investigação, curiosidade e criatividade dos alunos sobre diversos temas propostos no Referencial Curricular. O Projeto A ARTE NA BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA desenvolveu a seguinte temática: o estudo das células eucarióticas animal e vegetal, bem como sua estrutura, funções e importância nos organismos vivos. Foi realizado pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio-noturno (extensão), sob orientação dos professores Sandra Loureiro (Biologia) e Rogério (Artes).




 O estudo de Citologia apresenta-se com um vocabulário próprio e complexo e o estudo da célula exige abstração por parte dos alunos, por se tratar, em sua maioria, de uma estrutura microscópica. São poucas as opções de aulas diferenciadas para tornar o tema atrativo ao aluno, portanto essa proposta teve como objetivo sanar essas dificuldades, proporcionando a construção de conceitos básicos relativos ao tema de maneira lúdica e criativa.


Os alunos utilizaram materiais diversos na confecção das células animal e vegetal, como botões, tampinhas de garrafas, alimentos, entre outros. O resultado dessa experiência demonstrou que a prática aliada à teoria proporciona uma aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário