Marcadores

2 de mai. de 2013

Pop Art e Op art - Aula de artes - Prof. Fabíola


Op-art
A denominação do movimento Op-art vem da expressão inglesa (optical art), que significa ‘‘arte óptica”, sendo seu precursor Victor Vasarely (1908- ).
As obras da Op-art apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento. O observador ao mudar de posição, terá a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras se movimentam, formando um novo conjunto, a arte tenta simbolizar a possibilidade constante de modificações da realidade em que o homem vive.

 Pop-art
A expressão “pop-art” também vem do inglês e significa “arte popular”, surgiu nos Estados Unidos em 1960 e alcançou extensa repercussão internacional.
A fonte da criação para os artistas desse movimento era o dia-a-dia das grandes cidades norte-americanas, interessam as imagens, o ambiente, a vida que a tecnologia industrial criou nos grandes centros urbanos, rompendo qualquer barreira entre a arte e a vida comum.. Os recursos expressivos da Pop-art são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade e a TV, seus temas são os símbolos e produtos industriais dirigidos às massas urbanas, como lâmpadas elétricas, automóveis, eletrodomésticos, e imagens das grandes estrelas do cinema, que são consumidas em massa nos filmes, tevês e revistas. Um exemplo destas características está na obra de Andy Warhol (1930-1987), um dos artistas mais conhecidos deste movimento (“Marilyn Monroe” – 1967 – foto 22). (Fonte: http://www.coisaetal.maxiweb.com.br/Op-art.htm)


Clique no link para ver as obras feitas pelos alunos do Matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário